Kombucha: saiba tudo sobre essa bebida e seus benefícios à saúde

Você conhece alguma bebida capaz de promover saúde e força física? Se ainda não, precisa conhecer o kombucha (pronuncia-se kom-bu-tchá), originário da China, que tem sido um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Ele é uma bebida probiótica, obtida a partir da fermentação que ocorre mediante a ação da colônia de bactérias e leveduras com o açúcar presente no chá.

Apesar de muito falada no momento, a bebida é muito antiga. De acordo com relatos, sua origem conta de 221 a.C. e vem se tornando cada vez mais popular, devido à busca incessante de algumas pessoas por um estilo de vida saudável. Neste post, vamos saber mais sobre ela.

Como se obtém o kombucha?

O kombucha assemelha-se a um refrigerante natural. É o resultado de uma cultura de micro-organismos aglomerados em uma massa de celulose, como uma panqueca. Tal aglomerado simbiótico recebeu o nome de cogumelo de kombucha, zoogleia ou biofilme.

Essa colônia é, então, colocada em um recipiente em uma mistura de chá com açúcar, obtendo-se uma bebida doce e azeda. Ao colocar o kombucha em contato com o chá doce, ele passa a se alimentar do açúcar e apresentar na sua composição muitos nutrientes, como ácido glucônico, ácido láctico, ácido glicurônico, ácido acético, aminoácidos, vitaminas, entre outros.

Benefícios do kombucha para a saúde

O kombucha é uma alternativa de bebida muito saudável e pode facilmente substituir o consumo de refrigerante, hábito de algumas pessoas, que faz tanto mal à saúde. Os do tipo Zero, consumidos por quem deseja emagrecer, são ricos em sódio — componente que contribui para o aumento da pressão arterial — em quantidades bem maiores que aquelas encontradas em refrigerantes com açúcar.

Já o refrigerante comum é muito calórico, contribuindo para o ganho de peso, além de conter outros componentes, como conservantes, corantes etc. Diante disso, a melhor opção é consumir o kombucha, uma bebida saudável e saborosa. Confira seus benefícios!

Fornece energia para o organismo

A capacidade energizante do kombucha se dá devido à ação do ferro, um dos componentes resultantes da fermentação da bebida, associado à teína, encontrada no chá, que é equivalente à cafeína. 

Como o ferro contribui para o transporte do oxigênio no sangue, o consumo frequente dessa bebida faz com que os tecidos recebam maior quantidade de oxigênio e, assim, consigam produzir mais energia.

Combate o mal-estar digestivo

Com ação antioxidante, a bebida ataca os radicais livres causadores do mal-estar digestivo. Outros componentes presentes no kombucha, como probióticos, enzimas e ácidos benéficos, também agem melhorando a digestão.

Fortalece o sistema imunológico

Os probióticos e as vitaminas presentes na bebida agem fortalecendo o sistema imunológico, evitando doenças inflamatórias e outros problemas que ocorrem devido ao enfraquecimento das defesas do organismo.

Ajuda no emagrecimento

O kombucha, por ser uma bebida energética, acelera o metabolismo basal do organismo e promove o aumento da saciedade. Outro fator que colabora para o emagrecimento é um componente presente na bebida, o ácido acético, que é responsável por bloquear enzimas responsáveis pela absorção de açúcares — o que, certamente, contribui para a perda de peso.

Protege as articulações

O consumo frequente da bebida ajuda a prevenir e recuperar lesões nas articulações. A glucosamina, componente do kombucha, preserva o colágeno (proteína importante para a manutenção de articulações, peles e músculos) e previne, consequentemente, dores nas articulações.

Desintoxica o organismo

O kombucha conta com a ação desintoxicante, contribuindo para a eliminação de toxinas e impurezas maléficas à saúde.

O que achou deste post sobre o kombucha? Já conhecia essa bebida que, além de benéfica, é também muito saborosa? Compartilhe-o, então, nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam essa alternativa saudável!

Você encontra nosso Kombucha em nossas unidades Néctar e também em nosso delivery. 

Postagens relacionadas
Conheça 7 benefícios da água para o organismo
5 benefícios de uma noite bem dormida para sua saúde
Conheça os diferentes tipos de açaí
6 alimentos termogênicos que não podem faltar na sua alimentação
6 razões para incluir o açaí na dieta

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web