Conheça 7 benefícios da água para o organismo

No dia a dia temos diversas opções de bebidas: café, chás, sucos, refrigerantes, isotônicos, etc. Com isso, muita gente acaba se esquecendo dos benefícios da água para o organismo. Sabemos que nada substitui esse líquido sem cor, sem gosto e sem cheiro. Ela é uma das bebidas mais revitalizantes que existem e está presente em grandes quantidades em todos os seres vivos.

Por isso, preparamos uma lista com 7 benefícios da água para a sua saúde. Confira!

1. Ajuda na digestão

Grande parte da nossa digestão depende da hidratação do corpo. Quando bebemos pouca água, os órgãos digestórios precisam trabalhar mais. O intestino grosso, que retira boa parte da água dos alimentos, acaba “segurando” a comida por mais tempo para tentar extrair mais líquido, levando à prisão de ventre. 

Se você tem problemas com digestão, recomenda-se aumentar a quantidade de fibras e caprichar no consumo de água. Só ingerir fibras sem hidratação adequada pode piorar a situação em vez de melhorar. 

2. Limpa os rins

Quem já teve pedra no rim sabe: a água é essencial para o bom funcionamento do sistema excretor. Se você quer prevenir as temidas pedras ou cristais nos rins, aumente já a quantidade de água em sua dieta e modere o consumo de leite e derivados, já que o cálculo renal é formado em consequência do acúmulo de cálcio. 

3. Previne infecções urinárias

Bebendo mais água você vai mais vezes ao banheiro e, por consequência, evita que bactérias se proliferem no sistema urinário. Mas, atenção: não segure o xixi por muito tempo ou o efeito pode ser contrário.

4. Lubrifica as articulações

A água está presente em todas as secreções do nosso organismo, certo? Logo, ela também é importante para a lubrificação dos tecidos que envolvem as articulações do nosso corpo. Com a hidratação em dia, você não terá problemas com dores e doenças nos cotovelos e joelhos, por exemplo.

5. Hidrata a pele

Quando seu organismo está bem hidratado, a primeira coisa que muda é a pele: ela tende a ficar mais macia, sem rachaduras e lisa. Cabelos e unhas também são beneficiados e adquirem mais força e brilho. Beber bastante água, portanto, também previne o envelhecimento precoce, já que uma pele hidratada não aparenta tantas rugas nem manchas. 

6. Colabora no emagrecimento

Beber água antes das refeições pode atenuar a gula ao comer, ou seja, ajuda você a se manter na dieta. Além disso, acelera o metabolismo e, como ajuda também na digestão, o corpo aproveita melhor os nutrientes dos alimentos, ficando saciado por mais tempo.

7. Equilibra o corpo

Quando ficamos doentes, uma das recomendações dos médicos para a recuperação é manter-se hidratado, não é? Isso porque beber bastante água é uma ótima forma de eliminar toxinas e renovar as células do corpo. Com um consumo adequado, os nutrientes são transportados pelo sangue de forma mais eficiente, os rins e intestinos funcionam melhor, o que causa bem-estar físico e até mental.

Provavelmente você já ouviu que devemos tomar dois litros de água por dia, não é mesmo? Essa medida é uma boa referência, mas a quantidade pode variar de pessoa para pessoa. O consumo de água pode variar de acordo com o clima, estilo de vida e saúde.

Durante o calor, por exemplo, precisamos mais de água que no inverno. Pessoas que fazem exercícios bebem mais líquidos do que as sedentárias, e assim por diante. Além disso, deve-se considerar a água ingerida pelos alimentos. Frutas e vegetais frescos também são excelentes fontes de líquido.

O importante é desenvolver o hábito de tomar água sempre. Estipule uma meta e mantenha uma garrafinha sempre perto. Tome, no mínimo, todos os dias pela manhã, ainda em jejum, antes das refeições e antes de dormir. Assim, progressivamente você perceberá seu corpo mais hidratado e todos os benefícios da água para a saúde. 

Como são seus hábitos? Você toma bastante ou pouca água? Deixe seu comentário!

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