6 alimentos termogênicos que não podem faltar na sua alimentação

Quem está tentando emagrecer sabe que qualquer ajuda é bem-vinda nesse momento. Afinal, não é fácil mudar os hábitos de alimentação e atividades físicas. Por isso, os alimentos termogênicos são ótimos aliados da dieta: eles aceleram o metabolismo e ativam o seu organismo para queimar mais calorias ao longo do dia.

Parece bom demais para ser verdade, não é? Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo e aumentam a queima de lipídios, que são as gordurinhas armazenadas no corpo. Por esses motivos, os termogênicos podem fazer diferença em uma dieta de emagrecimento! Confira alguns desses alimentos poderosos:

1. Cafeína

Presente no café e em alguns tipos de chá, como o chá-verde e o chá-branco, a cafeína é uma substância estimulante que possui um poderoso efeito termogênico. Além disso, o consumo de cafeína é capaz de aumentar a disposição e a energia, contribuir para a redução da fadiga e melhorar o desempenho em atividades físicas.

2. Pimenta vermelha

Os fãs de comidas mais picantes têm um bom motivo para comemorar: a pimenta vermelha é uma ótima aliada de quem quer perder peso. O poder termogênico desse tempero contribui para elevar o gasto calórico depois das refeições e para potencializar a perda de gordura corporal. A pimenta vermelha deve ser consumida junto com as refeições.

3. Gengibre

Essa raiz poderosa é uma excelente opção para quem quer incluir alimentos termogênicos na dieta. O gengibre aumenta o gasto energético e pode ser consumido de diversas formas: cru, para temperar carnes, aves e peixes e fazer marinadas, ou como tempero em sopas e molhos. Outra forma prática de incluir o gengibre na dieta é colocando-o em sucos e chás.

4. Canela

A canela é outro exemplo de alimento termogênico versátil, que pode entrar no cardápio de várias maneiras diferentes. Além de aumentar o metabolismo, a canela é rica em cálcio mineral, uma importante substância para o corpo.

A canela pode ser consumida na forma de pó, polvilhada sobre as frutas ou como ingrediente em vitaminas e massas. Além de ter muitos benefícios, a canela ainda ajuda a dar um gostinho de sobremesa às suas frutas: experimente aquecer uma banana madura cortada em rodelas no micro-ondas, por 30 segundos, e polvilhe canela para fazer uma sobremesa saudável e deliciosa!  

5. Alimentos termogênicos com ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3, como o salmão, o atum e as sementes oleaginosas, também são bons aliados para a sua dieta. Além de aumentarem o metabolismo basal — ou seja, o gasto calórico necessário para as atividades cotidianas — os alimentos que possuem ômega 3 são antioxidantes, ajudam a combater o envelhecimento precoce e a melhorar a retenção de líquidos.

6. Água gelada

Sabia que a água gelada pode ajudar a emagrecer? Quando você bebe água gelada, o seu organismo precisa gastar energia para equilibrar a sua temperatura corporal. Porém, esse efeito é tímido: são necessários, pelo menos, oito copos de água por dia para aumentar o seu gasto calórico.

Embora os alimentos termogênicos sejam bons aliados para quem está tentando perder peso, é sempre bom lembrar que eles não fazem milagres! É importante adotar novos hábitos alimentares e criar uma rotina de exercícios físicos para emagrecer com saúde.

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