5 benefícios de uma noite bem dormida para sua saúde

Você pode não saber, mas uma boa noite de sono está diretamente relacionada à sua saúde. Além de garantir disposição para o dia a dia e evitar o aparecimento de olheiras, uma noite bem dormida é benéfica para o seu peso, memória, humor e até vida sexual.

Se você acha que tem dormido pouco, aqui estão algumas perguntas e respostas que te ajudarão e, ainda, 5 razões para você mudar seus hábitos e ir direto para a cama!

Quais são os sinais de uma noite mal dormida?

Muitas vezes, uma noite mal dormida torna-se algo comum. Além disso, com a rotina corrida, alguns sinais podem passar despercebidos. Se você passa por alguma das situações abaixo com frequência, provavelmente está dormindo pouco:

  • Sonolência diurna.
  • Vontades frequentes de cochilar.
  • Dificuldades de se concentrar e memória ruim.
  • Irritação ou mau humor.
  • Dependência de cafeína ou estimulantes para ficar acordado.

Quantas horas deve-se dormir por noite?

Cada organismo tem necessidades próprias de sono. Enquanto algumas pessoas dormem apenas 4 horas por noite e sentem-se revigoradas, outras precisam de mais. No entanto, uma boa linha de base para a maioria dos adultos são 8 horas de sono diárias.

Já para as crianças e adolescentes, recomenda-se entre 9 e 11 horas de sono, uma vez que eles estão em fase de crescimento.

Quais alimentos contribuem para uma noite bem dormida?

Enquanto alguns hábitos atrapalham a qualidade do sono, outros auxiliam e muito nesse processo. Dentre estes últimos, um dos principais é uma dieta saudável e equilibrada. Abaixo citamos alguns alimentos que não podem faltar nas suas refeições:

Peixes

Peixes como salmão e atum (ideais para um sanduíche natural), aumentam a vitamina B6 no corpo — precursora da melatonina (hormônio do sono).

Couve

Assim como os alimentos lácteos, os vegetais de folhas verdes como a couve (ótimos para aquele suco verde) também possuem doses saudáveis de cálcio, contribuindo para um sono de qualidade.

Açaí

O magnésio e o potássio encontrados no açaí servem como relaxantes naturais para músculo-nervosos. Além disso, a vitamina B6 presente no fruto, converte o triptofano em serotonina, aumentando o relaxamento.

Lembre-se apenas que comer e logo em seguida ir deitar para dormir não é uma prática saudável, uma vez que atrapalha a digestão e consequentemente, o sono.

Quais benefícios uma noite bem dormida traz para a saúde?

Dentre os inúmeros benefícios que dormir bem proporciona, listamos abaixo alguns dos principais:

1. Aumento da capacidade de memorização

O sono é fundamental para que todas as habilidades e assuntos aprendidos durante o dia sejam consolidados no cérebro. Assim, garantir tempo suficiente de sono é fundamental para melhorar a memória.

2. Melhoras na vida sexual

Não dormir o suficiente diminui a libido e pode tornar as pessoas propensas a ter problemas sexuais. Além de que, o sono é restaurador e aumenta os níveis de testosterona, estimulando a pulsão sexual.

3. Ajuda na perda de peso

Pessoas que dormem menos têm maior probabilidade de se tornarem obesas. Isso se deve, principalmente, a alterações hormonais causadas pela privação de sono — não dormir o suficiente estimula o apetite, por exemplo. Basicamente, um dos hábitos mais eficazes para a perda de peso é dormir o suficiente, além de que, você terá muito mais disposição para a prática de atividades físicas e se alimentará melhor.

4. Prevenção da depressão e ansiedade

As pessoas que dormem menos tendem a ter mais sintomas de depressão, baixa autoestima e mais ansiedade. Além disso, a perda de sono tem um efeito ainda mais forte sobre o humor, contribuindo para a má saúde mental.

5. Prevenção de doenças cardíacas e acidentes vasculares encefálicos

Sabemos que a qualidade e a duração do sono podem ter um efeito importante em muitos fatores de risco. Esses fatores, por sua vez, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas e ocorrências de acidentes vasculares encefálicos, também conhecidos como “derrames”.

Pessoas que dormem menos de 7 horas por noite são três vezes mais propensas a ficarem doentes que aquelas que dormem 8 ou mais. Valorize esse momento de descanso e adquiria hábitos que contribuam para uma noite bem dormida!

Esperamos que este artigo lhe seja útil. Se tiver gostado, não se esqueça de comentar abaixo, compartilhando suas opiniões e experiências!

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